Voluntário

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário, e com isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

 

O que é ser voluntário?

Primeiramente, devemos pensar: o que é voluntário? O que significa ser voluntário? Segundo o dicionário Aurélio voluntário é algo "que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo. Que só age de acordo com a sua própria vontade; caprichoso, voluntarioso. Indivíduo que se encarrega de uma incumbência à qual não estava obrigado."

Sim; então voluntário é aquela pessoa que faz algo sem receber por aquilo. Além disso, um voluntário é aquele que faz algo por livre escolhe, sem ser obrigado.

Com isso, percebemos que o voluntariado não é algo que se restringe apenas à ajudar uma instituição ou um grupo de pessoas, mas sim algo que está presente em nosso dia a dia.

Quando você oferece um copo de água para uma pessoa sedenta, isso é um trabalho voluntário? Vamos analisar. É algo feito por vontade própria? Sim. É algo que o indíviduo é obrigado a fazer? Não. Com isso, concluimos que saciar a sede de uma pessoa necessitada é um trabalho voluntário.

Analisando por essa ótica, percebemos que o termo "voluntariado" toma uma carater muito mais abrangente. Ele não se limita apenas à trabalhos em ONGs e entidades, mas também abrange a ajuda dispensada às outras pessoas.

Agora sabendo o significado, perguntamos: Você é um voluntário?

Estima-se que no Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas doam dinheiro ou tempo - ou ambos - a instituições de caráter beneficiente. E esse número aumenta a cada ano.

As áreas de atuação são as mais diversas. Existem as instituições ambientais, as que visam auxiliar crianças e jovens, as que possibilitam a capacitação de adultos...

Seja qual for a sua profissão e seu grau de escolaridade, sempre haverá uma organização em que você poderá auxiliar.

Além disso, a sensação de estar proporcionando algo de bom para o próximo é surpreendente. É algo que beneficia outras pessoas e também quem faz.

O modo de ver o mundo ao seu redor também muda completamente. Quando vemos um morador de rua, logo pensamos: mas o governo não faz nada para mudar isso? Não, infelizmente, ainda não. Porém você pode fazer. Não estamos falando para levar a pessoa para dentro de sua casa, mas sim ajudá-la. Pode ser com uma palavra, com um pouco de comida ou qualquer outro tipo de coisa que você tenha para dar, o importante é você ajudar. O governo é feito por cidadões, e se alguém faz o bem antes de se eleger dificilmente será corrupto quando assumir um cargo.

O importante é fazermos a nossa parte, porque só com o nosso exemplo é que as coisas realmente vão mudar. Tudo depende de nós. De nossa pequena parte para atingirmos um mundo melhor.

 

Ser voluntário

O voluntariado é uma oportunidade excepcional para a prática do bem e da solidariedade.
Ser voluntário é muito mais que oferecer uma parte de seu tempo, é muito mais que olhar para a necessidade do outro, muito mais que fazer parte de uma maravilhosa corrente, muito mais que colocar o seu entendimento e experiência em benefício do todo, vai além das expectativas do ser humano e o coloca em destaque, tanto para quem doa, tanto para quem recebe.

O voluntário é um guerreiro silencioso que não busca fama, dinheiro ou oportunidade de riquezas, apenas dá o que tem de melhor. A visão do voluntário é ampla e bela, pois tem um alcance infinitamente maior sobre o que acontece ao seu redor e se integra a estas condições sempre com muita entrega e determinação.
Marcelo Rachid de Paula

 

O que é necessário saber antes de ser um voluntário?

É necessário saber que o trabalho voluntário é um compromisso e não uma atividade casual. Por isso deve ser realizado com consciência e responsabilidade. O trabalho voluntário, antes de tudo, precisa ser prazeroso para quem o realiza. E para que isso aconteça, é necessário refletir sobre:

 

Legislação

A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.

Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito - o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário.

 

3º setor

O 3º Setor, sem sombra de dúvidas, é o elo de sustentação de uma nação, o qual promove ações e soluções que os poderes público e privado deixam de realizar.

Contatos

  • Av. Curitiba, 1525 - Centro
    Apucarana/PR - CEP: 86800-005
  • contato@radioaguavivafm.com.br
  • www.radioaguavivafm.com.br
  • (43)3047-3040
  • (43)9964-7624